Agachamento: 90º ou mais?

Na musculação não existe exercício mais eficiente na construção muscular de todo o corpo, não apenas das pernas, como o agachamento. Ele é o Rei absoluto, o grande estimulador do aumento de testosterona naturalmente. No entanto, poucos assuntos também dividem tanto as opiniões como a amplitude de movimento que se deve realizar quando se faz esse exercício.


As pessoas têm estruturas músculo-esqueléticas ligeiramente diferentes umas das outras e algumas têm uma estrutura que favorece a realização do agachamento completo enquanto outras não.
Desça apenas até ao nível em que conseguir manter uma boa postura da zona lombar. Não force uma descida maior à custa da postura adequada e/ou da execução técnica correta.
Ao longo do tempo e se for possível vá aumentando a amplitude de movimento com que realiza o agachamento, mas sem nunca perder a postura adequada.
O agachamento clássico é um exercício de realização técnica bastante complexa, se tiver problemas em realizá-lo com uma boa postura, procure o apoio de um profissional da área que o ensine a executá-lo da forma correta.

Eu particularmente sou a favor da amplitude máxima. Então vou dar 3 razões para passar dos 90º:
  • O ângulo de 90° é considerado um dos principais erros na execução do agachamento. (FAIRCHILDET al., 1993). Análises das forças compressivas e de cisalhamento no agachamento nos mostram claramente que os piores ângulos são os que normalmente se recomendam como mais seguros. (Li et. al. 1999)
  • A flexão total da articulação do joelho faz com que a tensão na patela seja reduzida em cerca de 50% devido a ação dos músculos antagonistas (posteriores de coxa). (SHELBURNE,1998)
  • O aumento das forças compressivas tíbio-femorais e patelo-femorais são maiores em ângulos próximos aos 80° e 90° graus, sendo que essas forças caem à medida que a amplitude aumenta. (ESCAMILLA, 2001)
     
Claro, vale ressaltar que deve-se consultar um profissional sempre para tirar quaisquer dúvidas.