Conheças os três tipos e veja em qual você se encaixa:
Ectomorfo
É magro de natureza, possuindo baixo percentual de gordura. Tem muita dificuldade em ganhar peso, seja gordura ou massa magra. Sua estrutura óssea é estreita, com ombros mais curtos, cintura fina e caixa torácica também estreita.
Mesomorfo
Ganha e perde peso com facilidade, seja gordura ou massa magra. Tem a estrutura óssea mais equilibrada, com ombros largos, cintura estreita e caixa torácica larga.
Endomorfo
É pesado naturalmente. Tem muita facilidade em ganhar peso, sendo que, normalmente, o peso que ganha é mais gordura do que massa magra. Possui grande dificuldade em perder gordura. Tem ombros largos, cintura e caixa torácica largas.
A figura abaixo ilustra bem cada biotipo:
Muitas vezes, desejamos resultados extraordinários que transcendem nossas “limitações” genéticas. Por isso, entendendo melhor nosso tipo de corpo, conseguimos montar o treino e a dieta mais apropriados, que nos ajudem a alcançar nosso objetivo com mais efetividade.
Referências:
BÖHME, Maria Tereza Silveira; Componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79.
Fonte: mulheresdeaco.com.br