Tomar Whey Protein em Excesso Faz Mal?


Se você toma whey protein certamente já ouviu alguém falar para você que proteína em excesso faz mal para os rins.

Nessa matéria vamos ver o que dizem as pesquisas científicas relativamente a esse assunto.

Mas antes de podermos responder a essa pergunta, é preciso entender qual a relação da proteína com os rins. Os rins são responsáveis por filtrar os subprodutos gerados no metabolismo da proteína, como a ureia e a amônia. Então, na teoria, ao consumir grandes quantidades de proteína você está dando mais trabalho para os rins, o que acabará prejudicando seu funcionamento normal.

Na teoria, parece ter sentido. Na prática, a história é outra. As pesquisas demonstram que pessoas com rins saudáveis não têm motivos para se preocupar com o consumo elevado de proteína.

É igualmente importante entender a diferença entre “consumo elevado de proteína” e “consumo excessivo”. Consumo “excessivo” pressupõe que você está consumindo proteína além de suas necessidades reais. Você pode estar consumindo quantidades elevadas de proteína, quando comparado com pessoas sedentárias, mas ele não ser excessivo para suas necessidades diárias.

Pesquisas científicas desmentem mito

As pesquisas realizadas com pessoas saudáveis não encontraram nenhum tipo de efeito negativo para os rins em resultado do consumo elevado de proteínas.

Uma pesquisa realizada com obesos demonstrou que os rins têm a capacidade de se adaptar consoante a quantidade de proteína que a pessoa consome diariamente.

Nessa pesquisa, 25% da dieta de alguns indivíduos obesos era à base de proteínas, o que dava cerca de 90g de proteína por dia. Apesar dessa quantidade diária de proteína, não foram observados efeitos adversos na função renal desses indivíduos. 

Como se sabe, os fisiculturistas são o grupo de pessoas que tem um dos consumos de proteína mais elevados. Uma pesquisa publicada no International Journal of Sports Nutrition & Exercise Metabolismmostrou que, apesar de o consumo de 2,8 g de proteína por quilo de peso corporal, a função renal dos fisiculturistas que fizeram parte da pesquisa não foi afetada.

Em 2005, foi publicada uma revisão de pesquisas que analisou a relação entre o consumo elevado de proteína e o funcionamento dos rins. Essa pesquisa concluiu que caso você sofra de algum problema renal, é aconselhado diminuir o consumo de proteína, mas o mesmo não se aplica caso seus rins sejam saudáveis.

Conclusão

Podemos facilmente concluir que não existem evidências de que os rins de pessoas saudáveis serão afetados por consumirem quantidades altas de proteína (mais do que 1,2 g/kg por dia).

Fique alerta sempre que vir alguma reportagem sobre os “malefícios da proteína para a saúde”. Esses problemas só são reais se estiverem falando de pessoas com problemas de rins. Pessoas saudáveis estão liberadas para consumirem proteína.



Fonte: http://treinoparamulher.com.br/excesso-proteina-faz-mal-aos-rins/